Radiação térmica
Radiação térmica :
Até meados do século 19, acreditava-se que o calor seria um fluido , chamado de calórico, que atravessavessava os corpos por causa da diferença de temperatura entre eles . Nos sólidos , o calórico se deslocaria por condução através de poros , espaços vazios que existiram entre as moléculas das substâncias , nos líquidos e gases seria transportado por convecção pelas prórpias moléculas . Nesses dois processos o meio era indispensável para a condução do calor . A possibilidade de o calor se transmitir por radiação , com oa luz , sem a intermediaçao do meio material, a não o hipotético éter , só foi admitida de forma irrefutável no início do século 19 . A prova mais evidente , a propagação do calor no Sol até nós, foi se firmando á medida que se consolidava a convicção de que o espaço sideral era vazio, ou melhor, apenas , pelo éter .
Mas houve algumas comprovações experimentais interessantes . Numa delas, em 1804, o físico norte-americano Benjamim Thompson , conde Rumford, pôs um termômetro no interior de um balão de vidro , onde havia vácuo.
Colocou esse balão junto a uma fonte de calor e verificou que o termômetro passava a indicar de imediato um rápido aumento de temperatura .
Próvst, um físico suíço, fez uma verificação mais criativa . Mostrou que a quantidade de calor que atravessa uma cortina de água é a mesma, quer a água esteja parada quer em movimento .
O estudo da radiação térmica se deu a partir do momento em que o físico alemão Robert Kirchhff, ao analisar as relações existentes entre calor absorvido e calor emitido , propôs duas leis fundamentais para estudar a radiação térmica .
A primeira lei fala sobre a cor da radiação emitida . Ela depende da frequência e esta frequência depende da temperatura do corpo aquecido , seja qual for sua composição .
A segunda lei introduz o conceito de corpo negro . Para ele o corpo negro é um excelente emissor de radiação e toda radiação gerada nele é emitida .